Autoimagem
Olhar-se no espelho pode ser um exercício de muita tranquilidade para uns e de um tanto perturbador para outros. Sim, o meio termo também existe. Podemos estar contentes com nossa imagem (e tudo o que ela nos representa) num dia, mas nem tão contentes num outro e isso, na maioria das vezes, não nos impede se seguir.
O ato de incluir
Viver a experiência de não ser visto, ser rejeitado ou causar estranhamento, ser repudiado no campo social incorre em um grande mal-estar que pode gerar desesperança, amargura, falta de reconhecimento próprio e em casos extremos, podem acontecer comportamentos violentos como única forma de ser visto.
Alto lá!
O ser humano existe e existe além do seu pensar, uma vez que nele pulsa também o inconsciente. Refletir sobre o ser humano, sobre sua “natureza”, é saber que desde a Psicanálise, ela não tem nada de natural. Pois o ser humano deseja. Está sempre em busca de algo e insatisfeito. Isso o faz romper com a natureza. O desejo o liberta da necessidade…
Aos nossos filhos
Que escolha é essa, de ter um filho? Podemos até escutar, “não escolhi, aconteceu”, mas também aconteceu de o pai ou a mãe que disse isso optar em seguir no cuidado e educação daquele que de alguma forma está e estará por um período, dependente de você. E isso inclui todos os tipos de criação paternal e maternal, de pais de primeira viagem…
Vamos falar de algo que machuca?
Existe um comportamento que teve um aumento considerável nos últimos 30 anos: a autolesão (ou “cutting” – a palavra em inglês para isso), que se caracteriza pela promoção de cortes superficiais na pele com objetos afiados e que nos faz pensar…
Traí, e agora?
A traição acontece pelos mais diversos motivos, dependendo da dinâmica relacional, da intimidade, dos papéis que cada um assume implícita ou explicitamente, do peso das expectativas que um tem sobre o outro e sobre si mesmo. Além disso, os motivos tem relação com o contexto social e cultural e podem ser significativamente diferentes…