Orientação Profissional

Quem sou? Quem quero ser no futuro? Que mundo é esse no qual vivemos? Como posso contribuir para que este mundo prospere? Escolher uma profissão abrange perguntas como essas e muitas outras. Cada indivíduo apresenta uma maneira específica de vivenciar o processo de escolha profissional, que é considerada como um processo por acontecer em etapas e estar calcada na história de vida de cada um. Existem três tipos de conhecimentos que são analisados nesse percurso:

  • Conhecimentos sobre as instituições de ensino, os cursos e as profissões;
  • Conhecimentos sobre o mundo do trabalho;
  • Auto-conhecimento.

A escolha está associada às fantasias que se faz a respeito das profissões, sendo impactada pela família, escola e os valores que permeiam o mundo do trabalho. Na Orientação Profissional, buscamos compreender como estão sendo assimiladas estas informações e aprofundamos, principalmente, o auto-conhecimento. Para que a escolha seja efetivada, algumas posturas estão presentes: responsabilidade, independência e determinação. O movimento de procurar definir a escolha, de estar engajado neste desafio, é considerado como o reflexo de uma postura responsável frente a esta questão. O que nos mobiliza a estar mais ou menos comprometidos a tomar uma decisão neste sentido? Em geral, a definição pelo curso a seguir ocorre até o final do Ensino Médio, um período da vida bastante instigante no qual muitas indagações surgem, interferindo no processo de escolha profissional.

Examinar sugestões e opiniões de pessoas próximas também faz parte da Orientação Profissional. Será que está havendo independência nessas reflexões ou as influências estão desviando o acesso ao que realmente faz sentido para uma escolha profissional autêntica? Em decorrência da OP, o processo de escolha profissional é fortalecido, assim como a postura de estar determinado/a a escolher uma profissão ampliando as condições de investimento para a conquista de autonomia e realização profissional.

Indicada para quem deseja

Para quem precisa escolher uma profissão e responder perguntas
sobre e si próprio e sobre o mundo nas quais o terapeuta pode auxiliar.

Terapia Online

No seu tempo, seu espaço.

No conforto da sua casa

Em qualquer lugar no mundo

Autorizada pelo CRP

Sessões em tempo real

Envie sua mensagem que entraremos em contato

Se preferir vamos conversar agora pelo whatsapp

Clique no botão abaixo para baixar o ebook
"Primeira Consultas em Psicoterapia"

Caso tenha alguma dificuldade envie email para
ashimura@gradivapsicologia.com.br

Autoimagem

Receba mais informações no seu email.

Hiperconectividade

Preencha o formulário e receba dicas e informações no seu e-mail

Como posso te ajudar?

Como posso te ajudar?