Orientação Profissional
Quem sou? Quem quero ser no futuro? Que mundo é esse no qual vivemos? Como posso contribuir para que este mundo prospere? Escolher uma profissão abrange perguntas como essas e muitas outras. Cada indivíduo apresenta uma maneira específica de vivenciar o processo de escolha profissional, que é considerada como um processo por acontecer em etapas e estar calcada na história de vida de cada um. Existem três tipos de conhecimentos que são analisados nesse percurso:
- Conhecimentos sobre as instituições de ensino, os cursos e as profissões;
- Conhecimentos sobre o mundo do trabalho;
- Auto-conhecimento.
A escolha está associada às fantasias que se faz a respeito das profissões, sendo impactada pela família, escola e os valores que permeiam o mundo do trabalho. Na Orientação Profissional, buscamos compreender como estão sendo assimiladas estas informações e aprofundamos, principalmente, o auto-conhecimento. Para que a escolha seja efetivada, algumas posturas estão presentes: responsabilidade, independência e determinação. O movimento de procurar definir a escolha, de estar engajado neste desafio, é considerado como o reflexo de uma postura responsável frente a esta questão. O que nos mobiliza a estar mais ou menos comprometidos a tomar uma decisão neste sentido? Em geral, a definição pelo curso a seguir ocorre até o final do Ensino Médio, um período da vida bastante instigante no qual muitas indagações surgem, interferindo no processo de escolha profissional.
Examinar sugestões e opiniões de pessoas próximas também faz parte da Orientação Profissional. Será que está havendo independência nessas reflexões ou as influências estão desviando o acesso ao que realmente faz sentido para uma escolha profissional autêntica? Em decorrência da OP, o processo de escolha profissional é fortalecido, assim como a postura de estar determinado/a a escolher uma profissão ampliando as condições de investimento para a conquista de autonomia e realização profissional.
Indicada para quem deseja
Para quem precisa escolher uma profissão e responder perguntas
sobre e si próprio e sobre o mundo nas quais o terapeuta pode auxiliar.